Margarida Kunsch é a nova diretora da ECA-USP

19/02/2013 22:37

A mais reconhecida relações-públicas do país assume a diretoria da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo

No último dia 19 de fevereiro, a Profa. Dra. Margarida Maria Krohling Kunsch foi nomeada pelo reitor Prof. Dr. João Grandino Rosas, diretora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), para o quatriênio 2013-2016.

A ECA-USP, fundada em 1966, hoje é composta de 8 departamentos e da Escola de Arte Dramática (EAD). Oferece 22 cursos de graduação, sendo 15 da área de artes e 7, da área das comunicações. Na pós-graduação desenvolve 6 programas. Além disso, mantém diversos cursos de especialização e de extensão universitária. Referência para o Brasil e a América Latina, além ter consolidado seu prestígio também no cenário internacional, como uma instituição com nível de excelência nas áreas de artes, comunicação e informação, ela está arrolada entre as doze melhores escolas de comunicação do mundo. “Vejo como um desafio estar à frente de uma Escola com tamanha pluralidade e diversidade”, disse a Profa. Margarida ao portal da ECA ao ser divulgada a sua nomeação.

Margarida Kunsch

Professora titular da Universidade de São Paulo, a Profa. Margarida é a primeira mulher a ocupar o cargo de direção da Escola, que em 2013 completa 47 anos de vida. É a atual chefe do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo e coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, por ela criado em 1999, além de ter sido presidente da Comissão de Pós-Graduação da ECA-USP. De 1994 a 1999, foi assessora da Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade de São Paulo.

Autora de vários livros, quase quarenta coletâneas de Comunicação e grande número de prefácios, capítulos e artigos em livros e periódicos científicos nacionais e internacionais, além de criadora e diretora de Organicom - Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ECA-USP e Abrapcorp) e Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación (Alaic), ela é referência nacional e internacional nas área de Relações Públicas e Comunicação Organizacional.

trajetória de Margarida é marcada por uma efetiva participação em entidades científicas e associações de classe nacionais e internacionais da área de Comunicação, como cofundadora ou como titular de diversos cargos diretivos. Assim, foi presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp), em ambas por duas gestões. No âmbito internacional, presidiu a Asociación Lationoamericana de Investigadores de La Comunicación (Alaic) e a Confederación Iberoamericana de las Asociaciones Científicas y Académicas de Comunicación (Confibercom). Atualmente, é presidente da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom). É detentora de diversas láureas, entre as quais a de professora honoris causa, outorgada pela Universidade Federal do Maranhão em 2012, e a de homenageada de 2012 no projeto “A Intercom e a memória das ciências da comunicação”.